Atualizamos para Compartilhar

O Blog Satierff se atualizou para disponibilizar novas ferramentas de compartilhamento para seus leitores. Compartilhe agora aqueles posts que você gosta, com tema, escrita, imagens... Divulgue e apresente o Novo aos amigos! Bem Vindos!

Aguarde Novidades!

Em breve uma novidade irá surpreender vocês, Leitores. Fiquem atentos!

Curiosidades

Curioso? Acesse a página Curiosidades e desfrute de muita coisa interessante. Viu alguma coisa de interessante? Envie-nos e, se aprovado, constará seu nome como autor!

Visite nossos Parceiros!

Visite também nossos Parceiros! Seja um de nós. Entre em contato através da Página Contatos, e faça parte desta Parceria.

Siga-me no Twitter!

Siga o Blog Satierff no twitter e fique por dentro de todas as novidades que rolar. Seja o primeiro a saber de novos Posts, Promoções, Parcerias etc.

sábado, 16 de junho de 2012

Um VLOG ou um BLOG?


Olá! Faz tempo que não posto nem uma  Vírgula aqui no blog... acho que faz uma semana (ou mais). Enfim.

Resolvi escrever um post sobre um assunto que tem ficado muito popular de uns tempos pra cá: VLOGS.
O que é um VLOG?

- É a junção das palavras Vídeo + Blog, o que não quer dizer muita coisa, mas conceituando melhor: Um avulso pega sua câmera, liga, coloca em “gravar vídeo” e REC. Dae ele começa a falar sobre qualquer assunto que achar interessante ou chato (o importante é que o público goste). São vídeos de curta duração que expressam suas ideias ou opiniões sobre determinado tema.

Então, um Vlog é basicamente uma janela para o mundo (internet) onde você pode, de fato, FALAR para quem quiser ouvir. Eu digo FALAR, porque diferentemente de um blog, você realmente FALA, ao invés de somente escrever, escrever e escrever.
Um detalhe que eu considero vantagem e desvantagem ao mesmo tempo, a depender do autor do vlog, uma vez que existem pessoas que se sentem melhor falando; sentem que a coisa consegue se desenvolver melhor. Ao contrário de escrever, por exemplo, que existem pessoas que não conseguem sair do primeiro parágrafo.

Eu, por intermédio, gosto de ambas as formas de me expressar, contudo, admito que não estou (ainda) à vontade com a ideia de gravar vídeos. Sou meio tímido nessa área, e me saio bem melhor com as palavras escritas. Consigo desenvolver melhor um pensamento escrevendo do que falando. Ao falar, as palavras parecem que travam e... enfim, já imaginam o resultado. Não dá em nada.

Aonde quero chegar? – Bom, eu tenho percebido (e não adianta mentir) que muitas das pessoas que estão presentes nesse mundo online, principalmente os jovens, gostam de informações rápidas, práticas, de um pouco de espontaneidade, e claro, a não necessidade de leitura.

Em um Blog, estas pessoas entram, se deparam com um post gigantesco, correm a barra de rolagem para a última linha, e logo fecham. O fato é que a preguiça tá tomando conta dessa galera. Claro que é muito bacana poder abrir um vídeo e escutar a opinião de quem fala, mas não ignorem o sentido de uma boa leitura. Mesmo com um post gigantesco, se ele for bem desenvolvido e estruturado, com um assunto interessante, tenho certeza que vai chamar a atenção.
MiniaturaA raivaGelo, Rodeio e AmorDesorganização organizadaMiniatura
O mesmo acontece com o VLOG. Existem vídeos que você só consegue assistir metade, porque apesar da facilidade em escutar o que o autor fala, é também entediante quando ele não consegue ser intuitivo, espontâneo, e ter um pouco de humor para segurar a audiência.

Ou seja, são duas formas muito bacanas de poder se expressar – SIM – mas saber sobre o que falar, e acima disso, saber como passar a mensagem desejada, é fundamental para um resultado gratificante.

Não digo que gosto mais de um do que de outro, posso dizer que Gosto do Blog, e que tenho vontade de um dia gravar vídeos. Não vou dizer que nunca gravarei, mas por hora, ainda não me sinto carismático suficiente. Acho que se vocês assistissem eu falando pra uma câmera, eu não teria 1 minuto da atenção de vocês. Ainda acho um tanto tosco falar pro “nada”, mas quem sabe um dia.