sábado, 16 de junho de 2012

Um VLOG ou um BLOG?


Olá! Faz tempo que não posto nem uma  Vírgula aqui no blog... acho que faz uma semana (ou mais). Enfim.

Resolvi escrever um post sobre um assunto que tem ficado muito popular de uns tempos pra cá: VLOGS.
O que é um VLOG?

- É a junção das palavras Vídeo + Blog, o que não quer dizer muita coisa, mas conceituando melhor: Um avulso pega sua câmera, liga, coloca em “gravar vídeo” e REC. Dae ele começa a falar sobre qualquer assunto que achar interessante ou chato (o importante é que o público goste). São vídeos de curta duração que expressam suas ideias ou opiniões sobre determinado tema.

Então, um Vlog é basicamente uma janela para o mundo (internet) onde você pode, de fato, FALAR para quem quiser ouvir. Eu digo FALAR, porque diferentemente de um blog, você realmente FALA, ao invés de somente escrever, escrever e escrever.
Um detalhe que eu considero vantagem e desvantagem ao mesmo tempo, a depender do autor do vlog, uma vez que existem pessoas que se sentem melhor falando; sentem que a coisa consegue se desenvolver melhor. Ao contrário de escrever, por exemplo, que existem pessoas que não conseguem sair do primeiro parágrafo.

Eu, por intermédio, gosto de ambas as formas de me expressar, contudo, admito que não estou (ainda) à vontade com a ideia de gravar vídeos. Sou meio tímido nessa área, e me saio bem melhor com as palavras escritas. Consigo desenvolver melhor um pensamento escrevendo do que falando. Ao falar, as palavras parecem que travam e... enfim, já imaginam o resultado. Não dá em nada.

Aonde quero chegar? – Bom, eu tenho percebido (e não adianta mentir) que muitas das pessoas que estão presentes nesse mundo online, principalmente os jovens, gostam de informações rápidas, práticas, de um pouco de espontaneidade, e claro, a não necessidade de leitura.

Em um Blog, estas pessoas entram, se deparam com um post gigantesco, correm a barra de rolagem para a última linha, e logo fecham. O fato é que a preguiça tá tomando conta dessa galera. Claro que é muito bacana poder abrir um vídeo e escutar a opinião de quem fala, mas não ignorem o sentido de uma boa leitura. Mesmo com um post gigantesco, se ele for bem desenvolvido e estruturado, com um assunto interessante, tenho certeza que vai chamar a atenção.
MiniaturaA raivaGelo, Rodeio e AmorDesorganização organizadaMiniatura
O mesmo acontece com o VLOG. Existem vídeos que você só consegue assistir metade, porque apesar da facilidade em escutar o que o autor fala, é também entediante quando ele não consegue ser intuitivo, espontâneo, e ter um pouco de humor para segurar a audiência.

Ou seja, são duas formas muito bacanas de poder se expressar – SIM – mas saber sobre o que falar, e acima disso, saber como passar a mensagem desejada, é fundamental para um resultado gratificante.

Não digo que gosto mais de um do que de outro, posso dizer que Gosto do Blog, e que tenho vontade de um dia gravar vídeos. Não vou dizer que nunca gravarei, mas por hora, ainda não me sinto carismático suficiente. Acho que se vocês assistissem eu falando pra uma câmera, eu não teria 1 minuto da atenção de vocês. Ainda acho um tanto tosco falar pro “nada”, mas quem sabe um dia.

8 comentários:

  1. Boa tarde Arthur,

    É muito bom a gente passar no seu blog; pois nós sempre nos atualizamos com ele, gostei do post...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Tudo bom?
    Bem bacana a explicação... ^^

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu acho legal os vlogs, mas acho que não deixaria o blog pra fazer videos até porque seu muito tímida e até eu conseguir falar uma palavra já deu uns 10 minutos de videos s.
    eu amo o vlog 5minutos :)
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto estes mini vídeos, mas não sabia que se tratava de Vlogs, acredito que as duas mídias para divulgação de idéias são boas, tanto o Blog quanto o Vlog, mas ainda prefiro o Blog, talvez no futuro tento fazer alguns vídeos experimentais neste estilo Vlog...
    orphan-comics.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi querido, como vai?
    Nossa que assunto bacana Arthur, adorei conhecer os VLOGS através da sua perspectiva. Até pq eu ainda não sabia do que se tratava...apenas ouvia falar vagamente. =/ Então a sua explicação muito me ajudou.
    Tmbm concordo com vc que os dois modos de blogar são bem atrativos e dá a oportunidade pra aqueles que não possuem manejo com as palavras, de tmbm terem um espaço, onde possam expressar e dividir com outras pessoas as suas ideias. Assim como os escritores podem dar a vez aos vídeos...
    Eu tô no seu time, não curto muito os vídeos, faço mais por achar que metendo a cara, talvez um dia eu possa deixar essa minha timidez de lado e tudo saia naturalmente, o que acho difícil, mas não custa tentar né? kkk
    Eu super incentivo vc a fazer os vídeos amigo, pq eles realmente nos ajudam com a oralidade, um quesito tão importante hoje em dia.
    Muito bacana seu post, como sempre perfeitamente escrito!
    Bjos grandes

    ResponderExcluir
  6. Não sei não, mas o blog ainda leva vantagem. Eu também não me atreveria a ter um vlog, já um blog...eu tenho kkkkkk Valeu pela explicação Grande abraço! www.lersaude.com.br

    ResponderExcluir
  7. procuro socios fazer blog ou vlog de comedia

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei demais desse post, e vou fazer um parecido mês que vem levantando algumas questões diferentes porém com a mesma temática. Parabéns pelo blog gostei demais.
    Você passou lá no meu blog e aqui estou eu :P
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir